Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

É Copa do Mundo, amigo!


Melhor jogador do mundo em ação nas Eliminatórias


Por João Oliveira
Tem gente que acha que deveríamos ter Copa do Mundo todos os anos. Outros, como o blogueiro aqui, acham que esse intervalo de quatro anos ajuda a dar mais charme à competição. Mas se tem algo em que todos nós concordamos, é que o Mundial deixa saudades. Há quem sinta falta das vuvuzelas, das grosserias do Dunga e das fanfarronices do Maradona na África do Sul, no ano passado.
Quem não se lembra dos estádios lotados e o clima de festa em uma das maiores, se não a maior, Copa do Mundo da história, na Alemanha em 2006? E os jogos do Brasil nas madrugadas de 2002? Ou do Zagallo contando o número de jogos para o Penta que não veio em 1998? Romário arrebentando e Bebeto “embalando neném” em 1994.
Enquanto 2014 não chega, as Eliminatórias para a Copa do Mundo no Brasil mata a vontade de quem gosta de jogos decisivos entre as seleções. No caso da América do Sul, a ausência da seleção Canarinho, classificada previamente por sediar o Mundial, a disputa promete ser bastante equilibrada.
O número de concorrentes caiu de dez para nove, mas as chances de seleções que bateram na trave nos últimos anos aumentam sem a presença do Brasil. Uruguai e Argentina, além do Paraguai, que subiu na escala hierárquica do futebol sulamericano recentemente, são os grandes favoritos. Chile, que esteve na África, e Equador que foi às Copas de 2006 e 2002 vem logo em seguida, acompanhados de perto pela Colômbia, longe dos Mundiais desde 1998, quando disputou sua terceira Copa seguida.
O Peru subiu um degrau com campanha na Copa América, assim como a Venezuela. Essas duas seleções podem surpreender, mas o que parece certo de dizer é que a Bolívia tem tudo para ser, de novo, o saco de pancadas da vez.
Como futebol não é nada previsível, vide os “matemágicos” que erram do campeão aos rebaixados do Brasileirão, surpresas podem acontecer. As zebras podem pintar a qualquer momento, principalmente com a ausência do Brasil. A Argentina torna-se a principal força do continente, mas vai precisar melhorar seu retrospecto recente para passar longe de vergonhas como a goleada de 5 a 0 para a Colômbia, em Buenos Aires, pelas Eliminatórias para a Copa de 1994 e os 6x1 para a Bolívia pelas Eliminatórias para a Copa de 2010.
Dos nove concorrentes, quatro se classificam automaticamente para o Mundial de 2014 e o quinto colocado vai jogar a repescagem contra uma seleção asiática. A julgar pelo início, as duas principais favoritas não devem dar sopa para o azar. Jogando em casa, Argentina e Uruguai golearam Chile e Bolívia, por quatro a um e quatro a dois, respectivamente. O Equador bateu a Venezuela por dois a zero. Peru e Paraguai fecham a primeira rodada e a Colômbia estréia apenas na próxima rodada.

Um comentário:

  1. Finalmente atualizaram aqui,aeee finalmente!hehehe
    abraço e parabéns pelo o blog!
    Igor
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05

    ResponderExcluir