Total de visualizações de página

sábado, 6 de agosto de 2011

Thiago Alcântara é o quinto brasileiro convocado pela Fúria

Por João Oliveira,
O meia Thiago Alcântara, do Barcelona, foi convocado pelo técnico da seleção espanhola, Vicente Del Bosque, para disputar um amistoso contra a Itália, na próxima quarta-feira. Thiago é filho do brasileiro Mazinho, tetracampeão mundial em 1994 pela seleção brasileira. O jogador possui cidadania espanhola, já que viveu boa parte de sua infância na Espanha, enquanto o pai jogava por lá.
Destaque desde quando jogava nas categorias de base do clube catalão, Thiago já jogou nas seleções juvenis e juniores da Espanha, e mesmo que entre em campo pela seleção principal no amistoso de semana que vem, ainda poderia ser convocado pela seleção brasileira. A FIFA determina que somente após de disputar uma partida oficial por um país o jogador fica impedido de defender a bandeira de outra nação.
Pai e empresário de Thiago, Mazinho já havia alertado sobre a possibilidade do filho jogar pela Espanha. Nem assim o meia foi lembrado por treinadores das nossas seleções de base, e agora já está identificado com a Fúria. Segundo o próprio Mazinho, o filho não tem mais nenhuma intenção de jogar pelo Brasil.
Thiago na época que o pai defendia o Valência

A Espanha tem tradição em ter estrangeiros em seu quadro. Os mais famosos foram o argentino Di Stéfano e o húngaro Puskas, grandes nomes da história do futebol. Thiago Alcâtanra será o quinto brasileiro a vestir a camisa do país. O pioneiro foi Heraldo Becerra, que disputou apenas uma partida, em 1973, pela seleção espanhola. O segundo foi Donato, que jogou durante muitos anos no futebol espanhol e acabou sendo convocado pela seleção do país. Foram 12 jogos e três gols pela Fúria.
No início dos anos 2000, o atacante Catanha chegou a fazer sucesso e criou muita expectativa antes de ser chamado pelo treinador Jose Antonio Camacho para defender a Espanha num amistoso contra Israel. Aquele foi o primeiro de apenas três jogos do brasileiro pelo selecionado espanhol.
Antecessor de Thiago Alcântara, Marcos Senna é o maior exemplo de sucesso de brasileiros que jogaram pela seleção espanhola. O volante chegou ao Villarreal em 2002, depois de se destacar no São Caetano. Quatro anos depois acabou indo para a Copa do Mundo de 2006 pela Espanha. O jogador seguiu sendo convocado e foi campeão europeu em 2008, sendo eleito um dos 11 melhores da competição.
A participação de Senna na seleção espanhola poderia ter sido encerrada com chave de ouro e medalha de campeão do mundo no peito. Mas uma lesão tirou o jogador da Copa de 2010. Agora Thiago Alcântara começa sua trajetória pela Fúria e tem tudo para brilhar pela seleção da Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário