Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ronaldinho volta com vitória

Por João Oliveira,
A vitória do Brasil sobre Gana marcou a volta de Ronaldinho Gaúcho a Seleção Brasileira. O craque do Flamengo mostrou que ainda pode vestir a camisa 10 da Amarelinha e ser o protagonista do futebol brasileiro. O placar magro pode camuflar o bom futebol apresentado por Marcelo, Leandro Damião, autor do gol, e do próprio Ronaldinho.
Vedete principal da Seleção nos últimos tempos, Neymar virou coadjuvante ao lado de Ronaldinho e foi bem nessa função. Sem a pressão de ter que ser “O Cara” do time, o atacante do Santos mostrou que pode render bem cercado de jogadores experientes, que dividam a responsabilidade.
Muito criticado depois do fracasso da Copa América, Mano Menezes escalou uma equipe bem próxima do ideal, mesclando experiência e juventude. Até mesmo o questionado Fernandinho cumpriu bem o seu papel. O que ficou faltando mesmo foi padrão de jogo, ainda mais depois que Paulo Henrique Ganso se machucou e foi substituído por Elias, logo no início da partida.
A saída do santista frustrou quem queria vê-lo jogando com Neymar, Ronaldinho e Damião. Já o substituto foi o calcanhar de Aquiles do treinador. Quando todos esperavam a entrada de Lucas, ou outro jogador com características ofensivas, o técnico preferiu colocar um volante, arrancando reclamações da torcida.
Apesar das críticas, Mano parece estar encontrando o caminho certo para a Seleção principal. O que pode ser a verdadeira casca de banana na trajetória do treinador é a nova edição da Copa Roca. Logo depois do amistoso contra Gana, conhecemos os jogadores convocados para as duas partidas contra a Argentina.
O técnico chamou apenas atletas que atuam em clubes brasileiros e a lista trouxe alguns questionamentos. Nomes como Renato do Flamengo, Réver, do Atlético-MG, Henrique, do Palmeiras, Cícero, do São Paulo e Fred, do Fluminense, não agradou a torcida. Por serem jogadores de pouca expressão, ou por viverem fases pouco favoráveis, convocações como as citadas acima foram bastante questionadas.
Outros como Borges, artilheiro do Brasileirão, ou Elkeson do Botafogo, que vem fazendo um bom campeonato, poderiam ganhar uma chance na Seleção. Como tudo na vida tem um lado bom, Oscar, campeão Mundial Sub-20, e Cortês, do Botafogo foram boas apostas de Mano. Mas as principais esperanças brasileiras são mesmo Ronaldinho e Neymar.
Confira a lista completa:
Goleiros - Fábio (Cruzeiro), Rafael (Santos) e Jefferson (Botafogo)
Laterais - Danilo (Santos), Mário Fernandes (Grêmio), Bruno Cortês (Botafogo) e Kleber (Internacional)
Zagueiros - Dedé (Vasco), Réver (Atlético-MG), Rhodolfo (São Paulo) e Henrique (Palmeiras)
Volantes: Casemiro (São Paulo), Paulinho (Corinthians), Ralf (Corinthians) e Rômulo (Vasco)
Meias - Cícero (São Paulo), Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional), Renato Abreu (Flamengo) e Thiago Neves (Flamengo)
Atacantes - Fred (Fluminense), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário