Total de visualizações de página

sábado, 13 de agosto de 2011

Start


Por João Oliveira,
Começou neste sábado a campeonato nacional mais importante e mais visto no mundo. O Campeonato Inglês, ou Premier League para os mais chegados. O atual campeão Manchester United, seu rival Manchester City, que mais uma vez foi quem mais gastou com reforços e o renovado Chelsea são os principais postulantes ao título. Liverpool e Arsenal correm por fora e querem surpreender. Já na parte intermediária, o Tottenham conta com o talentoso Gareth Bale para brigar de novo por uma vaga na Uefa Champions League.
Depois de conquistar a hegemonia na Inglaterra, com 19 títulos nacionais, o Manchester United mais uma vez não foi páreo para o Barcelona e levou um duro golpe ao perder a Liga dos Campeões da Europa para os espanhois. Para esta temporada, os Diabos Vermelhos perderam Gary Neville, Paul Scholes e o goleiro holandês Van Der Sar, todos aposentados do futebol. A solução de Sir Alex Ferguson foi apostar em jovens promessas como o goleiro espanhol De Gea, o zagueiro Phil Jones e o meia Ashley Young, destaque do Aston Villa. Os garotos se juntam aos medalhões Rooney e  Rio Ferdinand, além do mexicano Javier Chicharito, que chegou na temporada passada e já virou uma realidade.
Aditivado com o dinheiro de seus investidores, o Manchester City voltou a brigar entre os grandes e novamente foi um dos clubes que mais investiu em contratações. A principal delas foi a do argentino Sergio Aguero, contratado ao Atlético de Madrid, que custou 38 milhões de libras, a maior contratação do ano na Inglaterra até agora.
Outrora o time que mais investia em reforços, o Chelsea agora entrou em outra fase. A grande estrela da janela de transferência do clube londrino foi o treinador português André Villas-Boas, de apenas 33 anos, que chegou depois de uma ótima temporada no Porto. A esperança dos Blues é que o novo treinador repita e melhore o desempenho de outro técnico vindo de Portugal, José Mourinho, bicampeão inglês pelo Chelsea. A obsessão em Stamford Bridge é a Liga dos Campeões, mas impedir o bicampeonato do Manchester já ficaria de bom tamanho.
Assim como fez o Manchester United, o Liverpool foi buscar no Aston Villa uma de suas principais contratações. O clube de Anfield trouxe o meia Stewart Downing, com passagens pela seleção inglesa. O astro do time ainda é Steven Gerrard. Mas é no técnico Kenny Dalglish, que também já jogou pelos Reds, em quem a torcida deposita a confiança de uma boa campanha.
Mais uma vez a aposta do Arsenal é na juventude. Arsene Wenger vai ter muito trabalho, ainda mais com a iminente saída de Fábregas para Barcelona. O jovem atacante costarriquenho Joel Campbell foi uma das principais contratações dos Gunners, assim como o marfinense Gervinho.
Entre muitas previsões e palpites, a única certeza é que a Premier League promete muita disputa. Apesar do favoritismo dos grandes, sempre é possível um tropeço contra outros clubes com abições menores dentro da competição. Prova disso é que já neste sábado tivemos o Liverpool tropeçando em casa contra o Sunderland (1 a 1) e o Arsenal também empatando com o Newcastle, sem gols, fora de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário