Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2011

Madureira e Macaé estréiam na Série C sonhando em subir mais um degrau

Por João Oliveira,
A Série C do Campeonato Brasileiro viveu sua melhor fase em 1999, quando recebeu seu visitante mais ilustre, o Fluminense. Já naquela época os clubes sofriam com a falta de estrutura e apoio da CBF. Os holofotes trazidos pelo tradicional Tricolor carioca ficaram esquecidos no tempo e hoje a divisão sofre com a falta de interesse do órgão máximo do nosso futebol e da grande mídia.
É por isso que o Resenha, Futebol & Etc resolveu acompanhar a competição, sobretudo a trajetória dos representantes do Rio de Janeiro deste ano, Madureira e Macaé. Enquanto o Tricolor Suburbano estréia na Série C, o Alvianil Praiano tenta mais uma vez o acesso à Segundona, que bateu na trave em 2010.
Madureira tenta segundo acesso seguido

Vice-campeão da Série D do ano passado, o Madureira perdeu dois jogadores importantes na campanha do Campeonato Carioca deste ano, o volante Rodrigo e o lateral-direito Valdir. Além disso, o clube dispensou os experientes Marcelo Ramos, Edivaldo e Adriano Magrão. Entre os contratados o destaque é o meia Tiano, ex-Bangu. O técnico Antônio Carlos Roy aposta no entrosamento do elenco que foi campeão da Taça Carlos Alberto Torres, uma espécie de torneio de consolação para os times que ficaram de fora das semifinais de turno do Cariocão.
Já o Macaé quer esquecer seu desempenho no Campeonato Estadual. O técnico Toninho Andrade confia na base formada por André Gomes e Bill, que estão no clube desde a Série D de 2009, quando conquistaram o acesso com o vice-campeonato. Os principais reforços foram o goleiro Henrique, ex-Olaria, e o atacante Pipico, ex-Bangu, destaques no Carioca. A estrutura do estádio Moacyrzão, segunda casa do Flamengo em 2011, é outro trunfo para o time do Litoral Norte do Rio.
Os dois cariocas estão no grupo C da competição, ao lado de Brasiliense, Marília e Ipatinga. Os dois primeiros de cada chave se classificam para a segunda fase, enquanto os últimos colocados caem para a Série D de 2012. Além do Fluminense, a dupla do Rio pode se inspirar em outro conterrâneo, o Olaria, campeão da Série C em 1981.
Papão investe alto, com fome de título
Mas não é só de cariocas que vive a Terceira Divisão. Clubes tradicionais, com grandes torcidas, também participam da competição. Payssandu, Fortaleza e América-RN contam com a força de seus torcedores para retomarem o caminho do sucesso e voltarem à desfilar nos principais palcos do país. Outro atrativo é o número de jogadores que já passaram por grandes centros do futebol. Só o Brasiliense conta com pelo menos quatro: Ruy, ex-Cruzeiro e Botafogo; Adrianinho, ex-Flamengo e Corinthians; e Tuta, ex-Flamengo e Fluminense. O meia Ramon, que brilhou com a camisa do Vasco agora tenta a sorte no Joinvile. O Brasil de Pelotas apostou em Marcos Denner e Léo Medeiros. Já o Papão foi mais longe e contratou Josiel, artilheiro do Brasileirão em 2007, mas com passagem apagada pelo Flamengo.
A Série C começa neste sábado e a primeira rodada termina apenas na próxima segunda-feira, com a estréia do Payssandu. O Madureira tem uma pedreira logo de cara e encara o Brasiliense, no sábado, às 16h, fora de casa. O Macaé recebe o Marília, no mesmo dia e horário. Confiram os primeiros jogos da competição:
Grupo A
Águia de Marabá x Luverdense (sábado, às 18h)
Araguaína x Paysandu (segunda, às 20h30)

Grupo B
Guarany de Sobral x Campinense (sábado, às 16h30)
CRB x Fortaleza (sábado, às 17h)

Grupo C
Brasiliense x Madureira (sábado, às 16h)
Macaé x Marília (sábado, às 16h)

Grupo D
Santo André x Brasil de Pelotas (domingo, às 15h)
Caxias x Chapecoense (domingo, às 15h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário