Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Uruguai é mais um favorito a tropeçar na estréia

Por João Oliveira,
Depois das fracas estréias de Argentina e Brasil, a grande esperança de um bom futebol na Copa América era o Uruguai, um dos três gigantes da competição. A boa atuação ficou só na vontade. Muito embora a Celeste tenha sido mais agressiva do que os maiores rivais, o empate em 1 a 1 com o Peru foi justo. Apesar do placar magro, os torcedores não podem reclamar dos dois gols do jogo. O primeiro veio após um lançamento espetacular de Guevara da intermediária de defesa peruana, que deixou Guerrero sozinho com o goleiro Muslera, após ganhar facilmente de Lugano na corrida. Já do lado uruguaio, Luís Suárez mostrou oportunismo, ao tocar na saída do goleiro, depois de receber ótimo passe de Lodeiro.
Desde o início as duas equipes deixaram suas estratégias bem claras. Com mais jogadores de qualidade e com um time bastante entrosado, o Uruguai teve amplo domínio de bola e pressionou o Peru em vários momentos. Já os peruanos superaram bem os importantes desfalques de Farfán e Pizarro (machucados, ambos ficaram de fora da competição). Com uma proposta de jogo bem definida, o Peru marcava bem na defesa, bloqueando o ataque adversário, e saía muito rápido no contra-ataque.
Cavani é marcado de perto por zagueiro peruano

Foi assim que saiu o primeiro gol da partida, aos 24 minutos. Após roubada de bola, Guevara lançou Paolo Guerrero, isolado no ataque até então. O atacante ganhou de Lugano, na velocidade, driblou o goleiro e tocou com tranquilidade para o findo do gol. Precisando do empate, o Uruguai pressionou bastante. Forlán cobrou duas faltas perigosas, que levaram perigo ao gol peruano.
Porém foi com a bola rolando que a Celeste empatou a partida. Lodeiro deixou o artilheiro Luís Suárez na cara do gol. O atacante do Liverpool não decepcionou e deixou a sua marca, no finalzinho do primeiro tempo.
O segundo tempo começou parecido com a primeira etapa. O Uruguai não parava de atacar. Enquanto o Peru esperava outro vacilo do adversário. A insistência charrua quase resultou num gol de Forlán, mas o atacante do Atlético de Madrid chutou por cima da meta, depois de receber um bom passe de Suárez. Do outro lado, Guerrero teve a chance de fazer seu segundo gol e matar o jogo, mas cabeceou para fora.
O empate foi melhor para o Peru, de quem se esperava menos na partida. Já o Uruguai não correspondeu às expectativas e foi mais um favorito a tropeçar na Copa América. Na próxima rodada o Peru encara o México, enquanto a Celeste mede forças com o Chile.
Uruguai: Muslera, Rodríguez, Victorino, Lugano e Cáceres; Pérez, Arévalo Ríos e Lodeiro (Cristian Rodríguez); Suárez, Forlán e Cavani (Abel Hernández).  T: Oscar Tabárez
Peru: Raúl Fernandez, Revoredo, Acasiete, Alberto Rodríguez e Vilchez; Balbín, Ballón, Guevara (Lobatón), Yotún (Vargas) e Advíncula (Chiroque); Guerrero. T: Sergio Markarián
Gols: Guerrero, aos 24, e Suárez, aos 45 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Acasiete, Guerrero, Cruzado e Vargas (Peru); Cáceres (Uruguai).

Nenhum comentário:

Postar um comentário