Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de julho de 2011

História em jogo

Por João Oliveira,
O que aconteceu nesta quarta-feira na Vila Belmiro foi histórico. Épico, heróico, surpreendente e mais uma série de adjetivos que não caberiam nesta crônica. Flamengo e Santos fizeram reviver um futebol mágico, quase utópico para os dias de hoje. Se não bastasse o placar gordo, o clássico teve direito a verdadeiros golaços, dois lados.
Não vou aqui narrar os lances, como de costume. Afinal, não se pode descrever aquilo que não se viu. Até nisso Flamengo e Santos proporcionaram uma volta à época de ouro do futebol. Acompanhei um bom pedaço do jogo pelo rádio, escutando e imaginando o que acontecia em campo, como os velhos tempos.
É melhor mesmo que cada um fique com as suas lembranças do jogo. Essas memórias ajudarão a fazer com que a partida entre definitivamente na história. Até quem foi dormir depois do terceiro gol santista e levou um baita susto ao ver as capas dos jornais do dia seguinte ao jogo vai ter o que contar para seus filhos.

Precisa de legenda?
É chover no molhado falar do talento de Neymar, na genialidade de Ronaldinho e do poder de reação do Flamengo. O time de Luxemburgo foi ousado e mostrou que é um forte candidato ao título. Nem as convicções táticas de Muricy conseguem conter o ímpeto ofensivo dos Meninos da Vila, que só não vão brigar pelo Brasileirão por causa da preparação para o Mundial de Clubes.
Campeonatos à parte, a única pena é que o Maracanã não poderá ser palco do jogo de volta, no segundo turno. Talvez nem lá essa noite de quarta-feira se repetiria. Mas do jeito que as duas equipes jogaram, não se pode duvidar mais nada de Flamengo e Santos.
Assim como as memórias do jogo, é melhor que as conjecturas sobre um novo duelo também fiquem a cargo da imaginação de cada um. Sempre esperamos 10, 20, 100 anos para lembrarmos de um dia histórico. Por que não fazer diferente dessa vez? Já sabemos que vivemos um dia para ficar na história, então vamos lá. Vamos relembrar desde já o jogaço da Vila Belmiro.
Onde você esteve? Qual o momento mais marcante de Flamengo 5x 4 Santos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário