Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de julho de 2011

É hoje!

Por: Daniela Caldeira 

Antônio Augusto Riberio Reis Junior chegou ao Vasco em 1995, contratado ao Sport, indicado por Ricardo Rocha, zagueiro do clube na época. Não se sabia muito sobre o potencial do meio-campo, mas o jogador logo causou boa impressão. Juninho, como era conhecido, fez sua primeira partida pelo Vasco contra o Santos. O placar do jogo foi de 5 a 3 para o time de São Januário e Juninho fez um gol.

Juninho em 95

Desse jogo em diante, muita coisa aconteceu na vida do atleta. Juninho vestiu a camisa, realmente, e criou uma identificação imensa com o clube. Foram 111 partidas disputadas, 55 gols marcados, seis títulos conquistados. De Juninho, apenas, ele virou Juninho Pernambucano e ganhou da torcida o apelido carinhoso de Reizinho de São Januário. As cobranças de falta são sua marcar registrada. Um gol de falta contra o River Plate, na semifinal da Taça Libertadores, em 1998, dentro do Monumental de Nuñez, garantiu a ida do Vasco à final da competição e está até hoje na memória dos vascaínos.


Outro momento marcante foi na partida de volta contra o Palmeiras, no Palestra Itália, pela Copa Mercosul, em 2000. Depois de começar perdendo por 3 a 0, o Vasco reagiu e conseguiu a virada história, mas antes disso acontecer, dentro do campo, o Reizinho socava o peito e ia em direção a torcida, pedindo apoio. A entrega de Juninho contagiou a todos que estavam no estádio e virou um símbolo da conquista. O último título coincidiu com sua última partida pelo cruzmaltino. Em 18 de janeiro de 2001 o Vasco conquistava a Copa João Havelange, seu quarto título brasileiro, e Juninho dava adeus.

Na Mercosul, em 2000

O Lyon, da França, foi seu destino e por lá o brasileiro conquistou muitos títulos e caiu nas graças dos franceses. Depois de 8 anos no clube europeu, o Pernambucano foi jogar dois anos no Al-Gharafa, no Qatar. E agora, em 2011 o tão sonhado retorno aconteceu. Após muitas especulações ao longo dos anos, Juninho voltou. E voltou de forma digna, ao assinar um contrato onde ganhará 600 reais por mês. Dia 11 de junho o Reizinho foi apresentado em São Januário, antes da partida contra o Figueirense, com grande festa da torcida.

O Reizinho na reapresentação

Hoje, às 21:45h, no Pacaembu, o Vasco encara o Corinthians, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro e Juninho voltará a campo com a camisa cruzmaltina. Embora a vontade fosse jogar os 90 minutos, o jogador deve ficar em campo por 60. Sábado acontecerá o reencontro com seus súditos, em sua casa, como ele mesmo se refere a São Januário.


Detalhe da camisa de Juninho


A ansiedade é tamanha. Nem a torcida e nem o craque disfarçam isso. Hoje a noite, todos os vascaínos estarão ligados em São Paulo e sábado a festa está garantida.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário